Fashion

Fashion

Testemunho de Ricardo Costa - Parte III

Perto da igreja, longe de Deus (terceira parte)

por: Ricardo Costa

Iniciei um projeto como arranjador e diretor musical em uma banda formada para tocar na Igreja Adventista do Sétimo Dia. Meu objetivo era praticar a orientação da escritora Ellen G. White nos seguintes textos: 

“E que o canto seja acompanhado de instrumentos musicais habilmente tocados.” (E.G.W., Testemunhos, vol. 9, p. 144) 

"Que haja auxílio, se possível, de instrumentos musicais [...].” (E.G.W., Obreiros Evangélicos, p. 325). 

Contudo, em minha interpretação pessoal despreocupada e superficial dos textos acima, não havia preocupação sobre quais instrumentos e quais gêneros musicais utilizar na adoração a Deus. Estes conselhos poderiam ser aplicados a todo e qualquer gênero musical popular e seus respectivos instrumentos característicos, sem nenhuma atenção para os princípios bíblicos e as diretrizes sobre a forma de adoração agradável a Deus. 

Os músicos se empenhavam em fazer o seu melhor com os melhores instrumentos, mas as coisas tomaram outro rumo. Eu criava arranjos de rock com muitos riffs de guitarra e este modo de tocar exigiu a presença de uma bateria nas músicas, para que o ritmo fosse evidenciado. Em pouco tempo tínhamos uma bateria completa na banda da igreja e o gênero rock era utilizado de forma livre nos cultos de adoração. 

O projeto com a banda cresceu, conquistando certa fama entre as igrejas naquela região. Éramos amados e odiados ao mesmo tempo, pois enquanto algumas igrejas nos chamavam sempre para "animar" os cultos, outras nos repudiavam veementemente. Recebíamos vários convites para tocar em casamentos de membros da igreja, o que parecia ser algo bom. Porém, os casais sempre demonstravam uma forte preocupação em agradar seus convidados, mas não em agradar a Deus. Nessas festas de casamento o repertório era  composto por 90% de músicas seculares e 10% de rock gospel, ou qualquer outro gênero de música popular com letra cristã. 

A essa altura, eu estava imitando e pesquisando sobre os guitarristas do universo do metal. Tinha a guitarra dos meus sonhos e um equipamento profissional. Buscando superação, crescimento técnico na guitarra, mergulhei mais e mais fundo no mundo do rock pesado. 

Gostava de ouvir todas essas bandas de heavy metal após tocar nos cultos da igreja. Convencia a mim mesmo de que não haveria problemas em ouvir tais músicas após os cultos, pois eu ouvia tudo aquilo “profissionalmente”, apenas com o objetivo de me aprimorar e dar a Deus o meu melhor. 

Aquela parecia ser uma justificativa honesta e convincente, mas será que "o meu melhor para Deus" era aquilo que eu estava a fazer realmente? Deus desejaria mãos habilidosas nas escalas da guitarra e na linguagem do rock ou, ao invés disso, um coração devoto a Ele? Acreditava cegamente que poderia unir as duas coisas, mas na realidade são incompatíveis. 

A linguagem e a estética do rock colocam o músico num pedestal para ser admirado e adorado em lugar do Senhor. Por anos, fiz dos púlpitos da igreja o meu palco. Que o Senhor me perdoe, em nome de Jesus Cristo!

[Continua...]

Acesse também a Parte 1 e a Parte 2 dessa história. 
MÚSICA E CONTEMPLAÇÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL