Fashion

Fashion

Cantores e suas influências

por: Cristiane Nogueira

Que as músicas podem nos influenciar, isso eu já havia dito, mas agora digo também que a vida dos cantores também podem levar influência para seus fãs.

Geralmente os fãs querem se parecer com seu ídolo, isso é tão verdadeiro, que a própria Bíblia menciona em Salmos, quando o salmista escreve um texto sobre os ídolos, e em um versículo está assim: "Tornem-se semelhantes a eles que os fazem, e quantos neles confiam" - Salmos 115:8. E não é assim? Não estou me referindo apenas à aparência, mas também nas atitudes.

Deus sabia que o ser humano seria assim, por isso escreveu nas tábuas dos 10 Mandamentos, com seu próprio dedo: "Não terás outros deuses diante de Mim" - Êxodo 20:3. Se adorarmos somente ao Senhor, vamos querer ser semelhantes a Ele no caráter. 

Agora pense no perigo de adorar cantores ou cantoras? O perigo de querermos ser semelhantes a eles? Pegue o exemplo da lindíssima Taylor Swift. 

A Taylor é uma cantora country que faz muito sucesso pelo mundo, principalmente no público adolescente e jovem. Essa cantora, em seu início de carreira, passava a imagem de uma garota doce, suas letras falavam de sonhos, (ela mesma escreve suas músicas). O fato é que ela mudou completamente, se relacionou com várias pessoas, se você fizer uma busca no Google, verá que a lista de namorados da Taylor é extensa. E o problema maior desses relacionamentos, é que a Taylor ficou muito ferida, traumatizada e passou a escrever músicas rebeldes, falando mal dos homens. Toda a dor que ela viveu, reflete nas suas músicas. 

Em seu último álbum, Taylor diz que teve inspiração na cultura dos anos 80, dizendo que lhe chamou atenção por sua rebelião. 

As meninas ficam ouvindo suas músicas, falando de rebelião, poder, etc, e depois não sabem porque estão piores ainda do que antes. Acabam tendo atitudes rebeldes e tratando os homens como cachorros, ou objetos descartáveis, e assim, ficam pulando de relacionamento em relacionamento, descontando em todo mundo suas frustrações amorosas. 

A Taylor Swift não é um exemplo a ser seguido, pois temos que buscar ajuda para curar nossas feridas, e não ficarmos revoltados com todo mundo. Se ela fizesse músicas que inspirassem as pessoas a mudarem sua vida, curassem suas feridas, buscassem a Deus, seriam músicas muito mais úteis. Mas será que ela teria tanto sucesso? 

Existem muitos outros cantores que levam influências negativas para os jovens, como a Miley Cyrus, que também era certinha, fazia programa para crianças, e de repente se transforma numa imagem super erotizada. Em seus shows, ela aparece de maneira mais depravada possível, incentivando de todas as maneiras a sexualidade e o uso de drogas. 

Por esses exemplos, e muitos outros, que devemos pensar naquilo que estamos colocando para dentro da nossa mente. Temos que pensar naquilo que nos tornaremos ao ficar seguindo pessoas assim. Se você ouve ainda música secular, olhe com outros olhos de hoje em diante. Reflita nas letras, reflita na mensagem que o artista está querendo deixar para você, já que suas músicas tem muito do caráter dele. Analise se esta música tem te deixado mais deprimido ou rebelde.

Precisamos ouvir músicas que nos levam para perto de Deus, que nos confortem, que nos dão esperança e alegria. É esse tipo de mensagem que deve entrar na nossa mente, para que possamos ser semelhantes ao nosso Criador. 


MÚSICA E CONTEMPLAÇÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL