Fashion

Fashion

Igreja Emergente: O resultado de um cristianismo onde relacionamentos substituem doutrinas

por: Daniel Azevedo, músico e educador musical.

A matéria a seguir destaca a aplicação de uma filosofia bastante comum em igrejas cristãs protestantes dos Estados Unidos, Europa, Brasil e outras partes do mundo. O chamado Movimento Emergente atrai pessoas priorizando os relacionamentos, as preferências e os pontos em comum entre diferentes culturas e crenças em detrimento da abordagem de doutrinas bíblicas que poderiam tornar-se barreiras para uma adoração conjunta. Essa é uma de suas principais estratégias evangelísticas. Confira o resumo da reportagem:

"O correspondente Fábio Borges conheceu em Garden Grove, na Califórnia (EUA), uma igreja adventista que foge dos cultos tradicionais e realiza eventos com shows musicais e arte. O local se parece com uma casa de espetáculos e preza pela receptividade, oferecendo de graça, em todas as reuniões, um farto café da manhã. O coordenador da igreja, Nathan Smith, revela que era preciso atrair os jovens: 'Preferimos tocar músicas contemporâneas'. Muitos brasileiros frequentam os cultos e contam a sensação: 'Você pode assistir ao culto tomando um cafezinho, um chazinho, às vezes até comendo um bolinho, você se sente em casa', revela a administradora de empresas Cintia Vilela." 

Os adeptos do movimento emergente buscam oferecer, inclusive através da música congregacional estimulante e repetitiva, uma experiência com Deus baseada em sensações e emoções, ao invés de um culto racional. Porém, Deus nos ensina que devemos nos relacionar com Ele em obediência à Sua Palavra:

"Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou." - I João 2:3-6

A filosofia emergente tem sido aceita por jovens, adolescentes e adultos, e está se espalhando sutilmente através da música cristã contemporânea e de outras manifestações culturais e artísticas, que têm substituído as pregações substanciais e o maior aprofundamento na Palavra de Deus. 



MÚSICA E CONTEMPLAÇÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL