Fashion

Fashion

Um oceano de ideias

por: Daniel Azevedo

Johann Sebastian Bach (1685-1750) é considerado por muitos como um dos maiores gênios musicais do mundo ocidental. Sua obra é amplamente executada e apreciada, não somente no meio erudito, mas em diferentes contextos e segmentos musicais. Nascido em Eisenach, Alemanha, Bach era membro de uma família de músicos. Foi violinista, cravista, organista, regente de corais, compositor e educador musical, entre outras ocupações. 

Em seu livro J. S. Bach for Electric Bass, o Ph.D. Bob Gallway afirma: “Músicos de Ludwig van Beethoven a Keith Jarrett têm estudado Bach, e sua obra tem proporcionado prazer e inspiração por mais de 200 anos. Desde sua criação, as composições de Bach têm sido tocadas em quase todo instrumento musical imaginável”. O autor destaca ainda que qualquer baixista, independentemente de seu estilo musical ou foco de atuação, certamente alcançará um significativo avanço nos aspectos técnica, apreciação e compreensão musical, através do estudo e domínio de suas peças.

Meu interesse maior pela obra de J. S. Bach surgiu durante a faculdade de Licenciatura em Música. O contato mais significativo ocorreu em aulas expositivas da disciplina de História da Música, onde pude apreciar peças belíssimas desse inigualável compositor do período Barroco. Mais tarde, ao pesquisar sua vasta obra, encontrei fontes preciosas de ideias e possibilidades musicais. Ao mergulhar nesse universo de novas sonoridades e estímulos, fui naturalmente motivado a estudar outros instrumentos, como o violão erudito e o violoncelo.

Na adolescência, tive contato com a música erudita de diferentes períodos. As composições de Vivaldi, Beethoven e Mozart me fascinavam, mas pouco conhecia a respeito da influência de Bach sobre os compositores dos classicismo e do romantismo. "Estude Bach! Aí você encontrará tudo" - Johannes Brahms, citado em Johann Sebastian Bach: an introduction to his life and works‎, p. 19. Ludwig van Beethoven, que o considerava o pai da harmonia, afirmou: "Bach (riacho, em alemão) deveria se chamar Ozean (oceano) e não Bach!". 

Bach é também o mais influente compositor cristão da história da música. Segundo ele, "o objetivo e finalidade maior de toda música não deveria ser outro além da glória de Deus e a renovação da alma". Bach costumava concluir suas obras com as iniciais S. D. G. (Soli Deo Gloria), dedicando-as "à glória de Deus somente".

Ao passar tantos anos com minha atenção voltada exclusivamente para a música popular, com suas infinitas vertentes, perdi de vista o fundamento de quase tudo o que se constrói em música há séculos. Por vezes, questionei o fato de haver tantos métodos sobre música barroca, dedicados ao contrabaixo. Hoje, compreendo o valor desses estudos e a razão do profundo interesse de instrumentistas em geral, compositores e arranjadores, pelo trabalho de Johann Sebastian Bach. O impacto de suas ideias se estende ao longo da história da música ocidental, alcançando os nossos dias.

MÚSICA E CONTEMPLAÇÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL